12/01/2023 18:36

Entre as melhorias estão mais acessibilidade, iluminação e recuperação das pedras portuguesas

Aprovado projeto de modernização da Praça do Relógio, em Taguatinga

Uma boa notícia para os moradores de Taguatinga. A Praça do Relógio passará por reforma para se tornar mais acessível para toda a comunidade. O projeto, desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), é um pedido antigo da população, e foi aprovado pela Portaria nº 2, publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) nesta quarta-feira (11).

Aprovado projeto de modernização da Praça do Relógio, em Taguatinga

Entre as melhorias previstas para o ponto histórico mais famoso de Taguatinga estão: acessibilidade, mais iluminação, paisagismo, instalação de bancos e lixeiras, além de criar a conexão com o projeto do boulevard planejado acima do Túnel de Taguatinga, recém batizado de Rei Pelé, que está em fase de conclusão.

A fonte, o espelho d’água e os canteiros também serão reformados. Já o piso de pedra portuguesa será substituído parcialmente por um piso de concreto moldado in loco. O pavimento tem poucas irregularidades e permite fácil manutenção – mais segurança para os portadores de necessidades especiais.

Aprovado projeto de modernização da Praça do Relógio, em Taguatinga

“Vamos reaproveitar as pedras portuguesas nos locais de permanência, ou seja, nos espaços que ficam na sombra e oferecem mesas e bancos, já ao longo do percurso de deslocamento, que leva à estação de metrô e aos pontos de ônibus, o piso será podotátil ”, explicou Clécio Rezende, diretor de Espaço Público e Qualificação Urbana da Seduh.

Aprovado projeto de modernização da Praça do Relógio, em Taguatinga

A área no entorno do relógio permanecerá preservada em razão do seu tombamento. O projeto agora será enviado para a Secretaria de Obras do DF (SO), a quem cabe dar o andamento para execução das obras.

A história do relógio

Brasília tinha apenas dez anos quando recebeu a visita de Eiichi Yamada, então presidente da fabricante de relógios Citizen Watch. Encantado com os traços modernos da cidade, o japonês prometeu uma criação exclusiva da sua empresa para a capital.

O presente – o relógio com quatro lados, envolvido por estrutura de concreto quadrada com 15 metros de altura – não pôde ficar no Plano Piloto. De tão grandioso, feria o plano urbanístico de Brasília.

O monumento precisou ser transferido para a Praça Central de Taguatinga, que passou a se chamar Praça do Relógio. Em 18 de setembro de 1989, a obra foi tombada como patrimônio cultural e artístico do Distrito Federal.

*Com informações da Seduh

Fonte:Agência Brasília* | Edição: Saulo Moreno

Olá, deixe seu comentário para Aprovado projeto de modernização da Praça do Relógio, em Taguatinga