Como encontrar um líder para a equipe?

22/02/2022 04:06

Liderança tem como premissa, agir para motivar um grupo para que alcancem um resultado. Isso, no ambiente corporativo, significa auxiliar a equipe a bater metas, gerando resultados positivos, seguindo uma estratégia pré-estabelecida.

Como encontrar um líder para a equipe?

Para que a equipe fique motivada e focada nos resaultados, o líder precisa ter certas características, ou melhor, ter um perfil comprometido e carismático.

Quais as características necessárias para ser um bom líder?

Um líder tem certas características comportamentais, um perfil inato e entender os perfis de personalidade de sua equipe e como eles reagem a determminadas situações.

Entre as características de um bom líder, podemos citar:

1. proatividade;
  2. inovação de valores;
  3. adaptabilidade;
  4. aprimoramento constante;
  5. humildade;
  6. ser servidor;
  7. respeitar opiniões diferentes da sua;
  8. fortalecer o conceito de time;
  9. engajar a equipe.

Perfil de liderança ideal

Para ser um líder de sucesso e inspirador, além das características, é necessário experiência aplicada, ou seja, vivência!

Também necessita de liberdade e poder de decisão, ou seja, autonomia.

Não existe um modelo de liderança ideal e “padrão”, pois está relacionado com a cultura organizacional de cada empresa e as diretrizes que a organização deseja seguir.

Perfis mais comun

AUTORITÁRIO – Centraliza todas as informações e não inclui os subordinados a participarem de tomadas de decisões.

DEMOCRÁTICO – Integra todos da equipe, ouve e permite a participação de todos.

SERVIDOR – Entende de comportamento humano, ou seja, as pessoas como um todo (corpo, sentimento, mente e espírito) e trabalha para liberar seu potencial criativo.

ESTRATÉGICO – Focado em objetivos a serem atingidos.

Descubra se você tem perfil para ser líder

Agora que deixamos claro o que é e as características que um líder precisa possuir, conheça a ferramenta certa para te auxiliar a descobrir, no processo seletivo ou mesmo entre seus colaboradores, o líder com o perfil comportamental que a empresa necessita!

Estamos falando do DISC – clique aqui e saiba mais!- um método que tem sido aplicado com sucesso em mais de 53 países, sendo a mais utilizada para descobrir o talento certo para cada cadeira dentro da empresa.

Dominar o seu uso é um diferencial muito importante para profissionais em posição de liderança que necessitam conhecer o comportamento de sua equipe para apoiar o melhor desempenho.

FONTE:IBGCOM

Olá, deixe seu comentário para Como encontrar um líder para a equipe?