04/10/2022 10:54

Com 550 metros, o trecho dá acesso direto à EPTG aos veículos que vêm da Avenida Comercial

Fotos: Joel Rodrigues/Agência Brasília

Brasília, 1º de outubro de 2022 – Mais um trecho da obra do Túnel de Taguatinga foi liberado. Neste sábado (1º), foi aberta para a circulação de veículos a pista do boulevard que fica na parte superior das passagens subterrâneas e margeia a área comercial sul. Com 550 metros e duas faixas de rolamento, a via dá acesso direto à Estrada Parque Taguatinga (EPTG) no sentido Plano Piloto para os motoristas que vêm da Avenida Comercial.

Na sexta-feira (30/9) estavam sendo finalizados os serviços na pista, como a implantação dos meios-fios e dos cerquites, telas plásticas que substituíram os tapumes separando a via da calçada da parte comercial.

De acordo com o secretário de Obras, Luciano Carvalho, a liberação vai reduzir os congestionamento na cidade. “Todo o trânsito estava sendo jogado para a Avenida das Palmeiras. Com a liberação, jogamos o fluxo para outra via – por enquanto, só para veículos de passeio, mas em breve para os ônibus. Sem dúvida alguma vai desafogando o trânsito, voltando à normalidade”, explica Carvalho. “Aos poucos, as etapas estão sendo vencidas, vamos entregando para a comunidade e a obra continua avançando”.

O secretário de Governo, José Humberto, ressalta a importância do ganho de visibilidade do comércio com a retirada de tapumes. Segundo ele, entre os lojistas o feedback é positivo. “Estão todos muito satisfeitos; claro, houve problemas porque não tem jeito – com uma obra tão grande como essa, precisamos fazer algum tipo de bloqueio para que o pessoal pudesse trabalhar. À medida que vamos nos reacostumando a viver na cidade com normalidade, [os comerciantes] vão ter a alegria de ver suas lojas cheias novamente”, alega Humberto.

Segundo os secretários de Obras e de Governo, na próxima semana serão liberadas a passarela de pedestres do metrô, que permite a passagem entre os dois lados da Praça do Relógio, e outra via que permite acesso direto entre Ceilândia e a EPTG.

O gerente comercial de uma drogaria no centro de Taguatinga, Alessandro Vicente Pereira, diz que a retirada dos tapumes já ajudou a melhorar a circulação de clientes nos comércios. “Já aumentou. Hoje já teve uma melhora significativa no movimento”, conta. Para comemorar, a loja vai fazer uma ação especial. “Vamos fazer uma reinauguração para vender bastante e mostrar a abertura para ajudar todos aqui do comércio”.

Pereira avalia que a abertura da pista para o trânsito vai ajudar no aumento das vendas: “Foi muito difícil. As vendas caíram bastante. Então estamos acreditando que a abertura vai dobrar as vendas. É isso que a gente espera”.

Liberado trânsito na pista marginal do boulevard do Túnel de Taguatinga

Os secretários José Humberto e Luciano Carvalho, que destacaram a importância da liberação desse trecho para a movimentação do comércio local

Além da pista marginal sul, a parte superior do Túnel de Taguatinga contempla a faixa exclusiva do BRT e outra pista marginal, no sentido Plano Piloto-Ceilândia, ainda em construção. As três pistas integram o boulevard.

Com o objetivo de oferecer uma alternativa aos moradores de Taguatinga, Ceilândia, Sol Nascente/Pôr do Sol e Samambaia, o Túnel de Taguatinga vai beneficiar 137 mil motoristas. Foram investidos R$ 275,7 milhões, provenientes de financiamento firmado pelo Governo do Distrito Federal e a Caixa Econômica Federal. A obra conta com 400 operários envolvidos na construção.

Fonte: Adriana Izel e Catarina Loiola, daAgência Brasília I Edição: Débora Cronemberger

Olá, deixe seu comentário para Liberado trânsito na pista marginal do boulevard do Túnel de Taguatinga