O que fazer para arrumar as contas da empresa?

30/11/2020 12:33

O que fazer para arrumar as contas da empresa – Para muitos empreendedores, fazer com que as despesas mensais da empresa caibam no ciclo financeiro, sem a necessidade de recorrer sempre aos bancos no final do mês é um desafio.

O que fazer para arrumar as contas da empresa?

É o ciclo do capital de giro que está com problemas. Mas, o que poderia ser feito para que isso se resolva?

Primeiramente, vamos entender o que é o giro da empresa…
Capital de giro – Para Chiavenato (2005) “…quantidade de dinheiro que a empresa precisa para movimentar seus negócios. Envolve estoque, ativos em caixa e bancos, financiamentos para clientes por meio de contas a receber, salários, aluguel, etc”

Clique e saiba mais
Ou seja, é o dinheiro que usamos para pagar as contas e comprar insumos, além de investimentos como em treinamentos.
Ocorre que em muitos casos, a gestão de vendas interfere nesse ciclo de duas maneiras, a saber:

Queda das vendas – período de sazonalidade baixa ou por crise econômica, usando apenas dois exemplos, fazem as receitas que advém da comercialização cair ou sumir!

A empresa fica com estoque parado, gerando despesa.

Parcelamentos longos – abrir crediário para o cliente significa que você está financiando a compra dele.

Na prática, você comprou o insumo ou mercadoria, que passou por todos os processos dentro da sua empresa e você entregou ao cliente dizendo: vou repor no meu caixa todas essas despesas por você, à vista, que poderá me pagar em várias vezes.

Isso significa que o dinheiro investido só retornará completamente ao seu caixa ao fim da última parcela. Se dividiu em 5 vezes, o dinheiro só voltará totalmente após 150 dias!

O que fazer, já que você deve estar dizendo que precisa parcelar e reduzir o preço como solução para os impasses acima?

Vejamos os primeiros passos;
Planeje bem suas ofertas – sábado é dia de vender, já a segunda ou terça, normalmente, para grande parte do varejo, são dias de poucas entradas, portanto, dias bom para movimentar o caixa com ofertas. É por isso que supermercados fazem o dia da carne ou da verdura. Planeje bem os preços que pode trabalhar à vista nesses dias e mãos à obra.

Contraia dívidas com base na sua receita líquida – nunca olhe o total bruto de vendas no fim do mês e baseie suas compras por esses números. O correto é o seguinte: tenha em mente quanto você tem de lucro durante o período, e realize suas compras subtraindo essa margem do faturamento geral.

Um exemplo simples para ilustrar – você vendeu R$1.000,00 durante o mês e seu lucro é de 30%, logo, de R$300,00. O ideal é que você comprometa R$700,00 com suas despesas e compras.

Atenção – perceba que se você, dentro dessas vendas, parcelou, o valor não será o mesmo que se apresentou na soma do caixa. O cálculo deve ser feito com o valor em caixa, não os a receber.

Você começa, agora, a entender onde estão os problemas que tem para resolver, não é mesmo?

Diminua os gastos variáveis – toda empresa tem seus custos fixos e variáveis. Salário é um exemplo de fixo e despesas com uma reforma pontual e urgente, um de variável.

Estou citando um exemplo de algo que deve ser realizado, afinal, não pode ficar com um vazamento no banheiro, porém há custos variáveis, de acordo com o perfil da sua empresa, que podem ser reduzidos. Faça uma pesquisa pontual em todos os processos e mãos à obra!

Avalie o seu estoque – todo estoque tem produtos que saem muito e outros que demoram. É a famosa curva ABC. Se você perceber que 20% do seu estoque sai com mais rapidez que os outros 80%, está aí seu problema, nas compras!

O correto é ter o inverso, ou seja, 80% do estoque saindo rápido e apenas 20% ficando parado.

Reveja suas planilhas de compras e se organize para essa meta!
Com essas ações, já será possível alinhar bastante o capital de giro, lembrando que estamos conversando aqui sobre os primeiros passos, outras soluções devem ser aplicadas em um segundo momento, mas assim já conseguirá respirar um pouco.

Tenha em mente que comprar dinheiro (pode ser que seja necessário para alinhar esse primeiro momento) em bancos, deve ser levado como última alternativa.

Busque soluções, como empréstimo com familiares, sem juros ou bem baixos no início ou venda em promoção aqueles produtos que ficam muito tempo parados (os 20% que não saem fácil que falamos lá em cima) por um preço bastante popular.

Olá, deixe seu comentário para O que fazer para arrumar as contas da empresa?