Tem medo de sua empresa quebrar?

17/02/2022 11:59

Segundo o SEBRAE, cerca de 45% das Micro e Pequenas Empresas quebram nos dois primeiros anos de atividade. É um número preocupante, visto que é quase a metade das empresas que foram registradas e, com certeza, é bem maior, pois não tem como computar as empresas não registradas.

Tem medo de sua empresa quebrar?

Há muitos fatores que podem levar a empresa a fechar, muito do ambiente externo, como a legislação, mas o grande problema mesmo se encontra no ambiente interno, principalmente falta de planejamento e organização.

No quesito gestão, os principais fatores são:

Gestão financeira

Capital é um problema sério e sua falta, te obriga a buscar recursos fora, nos bancos, e isso te levará a bancarrota, com toda certeza.
É importante entender o ciclo financeiro de compra e venda, ou seja, do investimento do capital de giro na compra de insumos até o momento de sua volta, como lucro no caixa.
Alguns processos são enormes e estão ainda na metade quando os boletos dos insumos começam a chegar e, se não tiver caixa, a coisa vira uma bola de neve!
E isso, ainda há outros pagamentos, como salários, aluguel, enfim, a bola não para de crescer.

E tudo isso sem lembrar da inadimplência!
Portanto, para não fechar, conheça bem seu ciclo financeiro!

Separar conta pessoal de conta da empresa
Sua empresa não é uma extensão, um upgrade no seu bolso. Separe, no planejamento financeiro o que será seu pró-labore e só!

Gestão do estoque
Se não sabe o que vende mais e sai rápido das prateleiras, taí seu primeiro problema.
Ter um planejamento de estoque é importantíssimo para que possa manter em dia seu capital de giro, não ficando com capital parado na prateleira por semanas ou meses.

Gestão de pessoal
Saiba contratar e, principalmente, não seja centralizador. Tenha o controle, mas deixe as pessoas trabalharem!

Conhecer o mercado em que atua
Aqui entra a questão do planejamento estratégico. Se não pesquisou, não gerou alternativas, não conhece seu mercado e concorrentes, já sabe onde vai parar…
Enfim, o problema de organização nos processos dentro da empresa leva o empreendedor a fechar as portas e, pior ainda, se enche de dívidas.

FONTE: CECDF

Olá, deixe seu comentário para Tem medo de sua empresa quebrar?